Confira quais problemas podem ser causados pela falta de limpeza no ambiente de trabalho
Um local de trabalho com escassez de limpeza e higiene pode causar problemas, tanto para a empresa quanto para os profissionais. Saiba mais:
- Proliferação de doenças infecciosas e degenerativas;
- Queda na qualidade de vida dos colaboradores;
- Minimização da produtividade;
- Deterioração dos equipamentos e materiais;
- Queda na motivação;
- Enfraquecimento da higiene pessoal dos profissionais;
- Depreciação dos produtos/serviços;
- Sensação de cansaço e desânimo entre os colaboradores.
Para que o ambiente de trabalho esteja sempre limpo e higiênico, todos devem colaborar com a manutenção do mesmo. Isso não significa que todos os dias a empresa deve se mobilizar para realizar faxinas e grupos de limpeza; a higiene e arrumação do espaço deve sim ser feita diariamente, mas, através de pequenas ações que são capazes de influenciar o resultado como um todo.
Nesse sentido, o método 5s é eficaz para manter a limpeza e ordem do ambiente de trabalho. Ele consiste na ideia de que todas as pessoas que compõem uma empresa, a partir do momento que se empenham em melhorar o ambiente de trabalho, podem auxiliar no desenvolvimento da organização.
O 5s consiste em:
- 1º S Seiri – Senso de Utilização;
- 2º S Seiton – Senso de Ordenação;
- 3º S Seisou – Senso de Limpeza;
- 4º S Seiketsu – Senso de Padronização;
- 5º S Shitsuke – Senso de Autodisciplina.
Nota-se que o 3º senso diz respeito a limpeza. Nele, o ato de limpar deve ser parte da rotina de trabalho do colaborador. Ou seja, o profissional deve manter o seu setor limpo, bem como ajudar na higiene dos espaços comuns, como, descobrir e eliminar focos de sujeira, evitar poluir a empresa, preservar materiais e equipamentos, etc.
Ações para manter o ambiente de trabalho limpo
Outras medidas podem ser tomadas para que todos possam ajudar na arrumação e higiene da organização, tais como:
- Manter as áreas comuns da empresa livres de itens como caixas, ferramentas e materiais desnecessários;
- Estipular um local adequado para fazer a armazenagem destes itens;
- Não comer na mesa de trabalho, evitando assim, a proliferação de germes e insetos;
- Não acumular lixo e sujeira na mesa de trabalho;
- Limpar móveis e equipamentos com produtos adequados.
Benefícios da limpeza no ambiente de trabalho
A arrumação, limpeza e higiene da empresa traz vantagens tanto para a mesma, como para seus profissionais. Entenda:
- Favorece a qualidade de vida e saúde do quadro de colaboradores;
- Aproveita de forma eficaz o local de trabalho;
- Gera credibilidade para a empresa entre os profissionais, clientes e o mercado como um todo;
- Promove o relacionamento interpessoal entre os colaboradores;
- Propicia a conservação dos equipamentos e materiais utilizados na organização;
- Facilita a localização dos equipamentos e materiais;
- Gera conscientização e disciplina;
- Minimiza os acidentes de trabalho;
- Reduz perdas, desperdícios e custos operacionais;
- Contribui com o meio ambiente;
- Auxilia na otimização do tempo;
- Promove a criatividade entre as equipes;
- Maximiza a alta performance e entrega de resultados.
A limpeza do ambiente de trabalho é um aspecto muitas vezes ignorado pelos colaboradores, mas se cada profissional tomar consciência da importância de tal ação e auxiliar na higiene e organização da empresa diariamente, resultados extraordinários, como saúde e qualidade do trabalho serão alcançados.
Fonte: www.ibccoaching.com.br