Tanto pacientes como funcionários estão expostos a todo tipo de doença.
O paciente quando vai ao hospital por algum motivo e os funcionários da saúde por fazer parte do seu dia. E por estarem sempre em contato com diversas doenças, a limpeza do seu local de trabalho é papel importante para proteção própria e de outros.
Esse cuidado com a limpeza deve ser em dobro quando falamos de hospitais, justamente por ter pessoas com algum tipo de doença entrando e saindo o dia todo.
Muitas das doenças são causadas por agentes infecciosos que podem contaminar equipamentos e superfícies, objetos que estão sempre em contato com pacientes e funcionários hospitalares.
E é a limpeza que contribui na hora de controlar a proliferação desses agentes infecciosos.
Como foi dito no início do texto, mesmo que alguns ambientes recebam uma atenção maior na hora da limpeza, esses cuidados devem ser tomados em todos os setores de clínicas ou hospitais.
Mesmo que somente os funcionários transitem em alguns setores dos hospitais, isso não os exclui de trazer alguma bactéria ou germe de outro local para este.
Isso porque, médicos, enfermeiros costumam transitam por todos os ambientes do local, e estarem sempre em contato com pacientes do ecluíentes, ou seja, nenhum local está livre de uma possível contaminação.
Mas afinal, o que é Limpeza hospitalar?
Quando falamos de limpeza hospitalar não devemos pensar somente, por exemplo, em manter os ambientes limpos e desinfetados. A limpeza pode ir dos termômetros usados nos pacientes a recipientes com álcool em gel.
Além dos ambientes, os instrumentais usados em cirurgias ou em simples atendimentos de triagem devem ser higienizados a cada paciente.
Do que adianta um ambiente limpo se suas mãos estão cheias de bactérias?
O álcool é um importante agente para combater essas bactérias. Principalmente o álcool em gel, utilizados para limpar as mãos, maior fonte de bactéria.
Essa higienização não deve ser feita somente pelos funcionários dos hospitais, mas pelos próprios pacientes.
Por que? Bom, uma cadeira, uma ida no banheiro, tudo isso pode transmitir algum germe de uma pessoa para outra, mesmo que seja uma germe simples como o da gripe ou resfriado, que são passados pelo ar ou no caso de da pessoa infectado que espirrou na mão e pegou em outro local logo após esse espirro.
Essa simples passada de álcool na mão pode evitar uma chata e longa semana de gripe.
Mas não só a limpeza de setores ou de mãos que são importantes dentro de um hospital.
A limpeza hospitalar é muito importante. A maioria das enfermidades é causada por agentes infecciosos, e um correto manuseio dos aparelhos e do ambiente hospitalar são parte imprescindível para evitar propagações de doenças. Nos hospitais a quantidade de agentes infecciosos é muito alta. O lugar é um grande reservatório de micróbios, especialmente aqueles multirresistentes. A presença de matéria orgânica favorece a difusão dos microrganismos, insetos, roedores e outros que podem veicular esses microrganismos nos ambientes de saúde.
É preciso ter um bom sistema de limpeza hospitalar evitando assim todo tipo de infecção e perigo dentro do hospital, já que ninguém está imune aos perigos dos germes que estão por toda parte. As infecções no pós-operatório são as mais comuns. Às vezes podem trazer dores no local operado. Febre e presença de pus sinalizam o surgimento da infecção. No caso de implantes, pode ser necessário retirar o implante, erradicar a bactéria e realizar uma nova cirurgia. As dificuldades podem ser grandes, até chegar à fatalidade.
A higiene hospitalar é um serviço especializado com profissionais especializados e preparados para o trabalho. Eles seguem um plano de ação e segurança minimizando desde o começo o risco.Todos os instrumentos passam por um rigoroso processo de esterilização, segundo as instruções dos fabricantes. O processo de limpeza de mãos também é muito importante, pois são consideras importantes transmissoras dos germes.
Mas o cuidado não se restringe aos instrumentos e as mãos, a higiene pessoal também é essencial. Além da limpeza das mãos, é importante separar um espaço para que os colaboradores não coloquem seu uniforme de trabalho em contato com suas vestimentas pessoais, para evitar o ingresso de germes do exterior ao espaço esterilizado, impedindo a contaminação, possíveis infecções e complicações.
Fonte: dicaslimpeza.wordpress.com